Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, setembro 28, 2011

Projectar uma utopia em alto mar

Project Utopia é o nome do novo plano da Yacht Island Design e do BMT Group, que vão realizar o sonho de Júlio Verne e construir uma ilha artificial que é quase uma mini nação.

(Project Utopia)

Viver numa ilha artificial já é um sonho partilhado pela humanidade desde que Júlio Verne publicou o romance “A Ilha de Hélice”, e a Yacht Island Design já tinha explorado a ideia com os seus mistos de ilha e iate, como o Tropical Island Paradise.

(Project Utopia)

Agora, a empresa aliou-se ao BMT Group para desenhar e produzir a primeira ilha artificial do mundo. O Project Utopia, como é chamado, trata-se de um conceito que tem muito em comum com uma plataforma petrolífera. Esta ilha terá 100 metros em comprimento e em largura e doze andares, o que irá totalizar um espaço semelhante ao de um cruzeiro moderno, mais do que suficiente para criar uma mini-nação.

(Project Utopia)

E desenganem-se os que acharem que não há já milionários excêntricos interessados na possibilidade de viver em alto mar. É o caso de Peter Thiel, cofundador da PayPal, que recentemente doou 873,7 milhões de euros ao Seasteading Institute para facilitar a criação de nações flutuantes.

(Project Utopia)

O que torna esta ilha estável é uma estrutura central assente em quatro “tentáculos”, desenhados para manter a estrutura tão estável possível mesmo em alto mar. Cada um destes tentáculos tem um propulsor, o que significa que esta ilha é móvel a pequenas velocidades.

No entanto, os criadores alertam que a estrutura foi desenhada para ser estática e que a capacidade de propulsão foi pensada para relocalização e não movimentação. Nigel Gee, do BMT Group, diz mesmo que esta ilha “não é um objecto no qual viajar, é um sítio para estar”.

(Project Utopia)

Assim sendo, o acesso à ilha far-se-á por helicóptero, o que não é um problema pois o Project Utopia deve contar com quatro helipontos. 65 metros acima do nível da água pode ainda ser encontrado um observatório panorâmico.

A estrutura central do Project Utopia pode albergar basicamente qualquer tipo de instalações. Actualmente, está previsto que este espaço seja preenchido com lojas, restaurantes, bares, teatros e até um casino.

(Project Utopia)

In Movimentomilenio.com online
Carlos Afonso Monteiro | 27 de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário se achar interessante...