Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, setembro 23, 2011

NASA adia queda de satélite na Terra (vídeo)

Depois de excluir a possibilidade dos Estados Unidos serem atingidos pelos destroços, a NASA diz agora que tal ainda pode acontecer, entre hoje à noite e a madrugada de amanhã.

O satélite em rota de colisão com a Terra deverá entrar na atmosfera entre hoje à noite e a madrugada de amanhã, sábado, dia 24 (hora de Nova Iorque, menos cinco do que em Lisboa), informa a NASA.

No último relatório da agência espacial norte-americana pode ler-se que "a atividade solar já não é o principal fator a determinar o rácio de descida" e que "aparentemente, a orientação do satélite ou a sua configuração mudaram, o que estará a desacelerar a queda".

Na anterior previsão, a NASA estimava que o Upper Atmosphere Research Satellite (UARS), deveria ter entrado na atmosfera terrestre sexta-feira, dia 23, à tarde.

Apesar de ter corrigido a janela temporal, a NASA continua a não dizer onde deverão cair os destroços do maior satélite a atingir a Terra nos últimos 30 anos.

Ontem, a agência espacial excluía a possibilidade dos destroços atingirem a América do Norte, mas hoje, apesar de dizer que é pouco provável, não afasta esta possibilidade devido às alterações no "rácio de descida".

Recorde-se que, segundo a NASA, a probabilidade dos restos do UARS, que pesa 5,9 toneladas, atingirem uma pessoa é muito remota - uma em 3.200.

Os cientistas garantem que o satélite se desintegrará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços do engenho caiam sobre o planeta. (ver simulação em vídeo)

O UARS foi lançado com o intuito de estudar as alterações climáticas, medindo a concentração de determinadas substâncias químicas na atmosfera.

SIMULAÇÃO DA ENTRADA DO SATÉLITE NA ATMOSFERA



Expresso
21:34 Sexta feira, 23 de setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário se achar interessante...