Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, setembro 15, 2011

Já estamos mais perto de chegar a Marte

O design do mais poderoso veículo de lançamento foi revelado pela Nasa. Ano de saída: 2017

"O presidente Obama disse-nos para sermos corajosos e sonhar em grande, e é exactamente o que fazemos". A frase é do general Charles Bolden, oficial da Nasa, que ontem apresentou o projecto do Space Launch System (SLS), a mais potente plataforma de lançamento de veículos espaciais, cuja força supera a que pôs o Homem na Lua. "O novo capítulo na história da exploração espacial norte-americana está hoje a ser escrito" resumiu Bolden. O dispositivo será capaz de enviar humanos até Marte, ou à zonas de asteróides.

Orion, a cápsula para astronautas a colocar no cimo deste dispositivo, também já está a ser desenvolvida, garante o correspondente da BBC, Jonathan Amos. O primeiro lançamento, ainda sem tripulação, deve acontecer em 2017. Na altura, o projecto deve já ter custado mais de 18 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros) aos cofres norte-americanos.

O plano inicial é para que este veículo de lançamento consiga colocar 70 toneladas em órbita, mas a ambição é que possa chegar às 130 toneladas. Os dispositivos actuais têm uma capacidade até 20 toneladas. Este é um número importante, tendo em conta o tipo de missões espaciais que promete levar a cabo.

A verdade é que no caso de uma missão espacial a Marte seriam necessários várias estruturas deste género. Obama já falou em levar astronautas aos asteróides em 2025, e mencionou Marte como um dos objectivos, sem data definida. M.V.C.

por Margarida Videira da Costa
Publicado em 15 de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário se achar interessante...