Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, setembro 15, 2011

NASA abandona rover Spirit em Marte

O Spirit ficou preso em areia há dois anos e as rodas deixaram de funcionar

A piada científica, a circular na internet em BD, mostra o rover Spirit sozinho numa planície marciana, sem conseguir perceber se após 1944 dias no espaço - numa missão que era suposto durar apenas 90 dias, em 2004 - fez ou não um bom trabalho. A NASA decidiu suspender as tentativas de contacto com o veículo explorador, depois de mais de um ano sem saber se o aparelho está operacional.

Ao i, a astrobióloga portuguesa Zita Martins sublinhou que a missão Mars Exploration Rovers (MER), de que fazem parte o Spirit e o rover gémeo Opportunity (ainda em actividade), permitiu conhecer melhor a composição geológica do planeta vermelho. "Foi com a ajuda do Spirit que se percebeu que Marte terá tido água. Será importante para as futuras missões que irão a Marte à procura de vida passada e/ou presente."

O Spirit ficou preso em areia há dois anos e as rodas deixaram de funcionar. A NASA decidiu convertê-lo numa base estacionária mas perdeu o contacto em Março de 2010. Depois de um Inverno com pouca luz, os cientistas acreditavam que pudesse comunicar à medida que os painéis fotovoltaicos obtivessem a energia necessária.

A NASA entende agora que é tempo de aplicar os recursos ao lançamento do novo rover, Curiosity, previsto para Novembro. No futuro próximo, destaca Zita Martins, haverá, já no final do ano, a missão da NASA que procurará condições de habitabilidade. Mas a grande expectativa é a missão da agência europeia com o lançamento de um orbiter e de um rover, em 2016 e 2018. "Se tudo correr bem, esta será a segunda missão espacial de sempre à procura de vida."

por Marta F. Reis
Publicado em 26 de Maio de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário se achar interessante...