Espaço
A NASA anunciou quinta-feira que está pronta a lançar, a 25 de Novembro, um robô mais sofisticado para Marte, com o intuito de tentar encontrar sinais de vida passada.
Curiosity, assim se chama o engenho de 900 quilos e cerca de dois metros de altura, foi testado e instalado no foguetão Atlas V.
Segundo a agência AFP, o seu lançamento, do Cabo Canaveral, na Florida, EUA, está previsto para às 10:25 locais (15:25 em Lisboa).
A agência espacial norte-americana aponta para Agosto a aterragem do robô no 'planeta vermelho', mais concretamente na cratera Gale, onde permanecerá em exploração durante dois anos.
A missão, que custa 2,5 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), vai procurar descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento de vida microbiana.
O Curiosity, que é duas vezes maior e cinco vezes mais pesado do que os robôs marcianos precedentes Spirit e Opportunity, está equipado com dez instrumentos científicos, incluindo câmaras de alta definição, laser de longo alcance, uma estação meteorológica e um braço articulado de 2,1 metros capaz de perfurar rocha até seis centímetros, um feito inédito em Marte.
11 | 11 | 2011 08.51H
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe um comentário se achar interessante...