A NASA apresentou o projecto para os foguetões que vão substituir os Space Shuttle. A Agência afirma que o Space Launch System vai ser o foguetão mais potente jamais desenvolvido.
"Space, the final frontier". As imortais palavras que abriam o genérico do Caminho das Estrelas continuam a ser uma representação icónica da era da exploração espacial. Após a retirada dos Space Shuttle, a NASA apresentou os foguetões que vão marcar o futuro da Agência Espacial Norte-Americana.
O Space Launch System vai passar a transportar os astronautas da NASA quando o projecto estiver concluído, daqui a 10 anos.
O chefe de operações da NASA, William Gerstenmaier, afirmou, em declarações reproduzidas pela AP, que a nave espacial vai ser "a maior e mais potente" a ser construída na história da Agência.
As previsões apontam para que o foguetão vá ter uma potência 20 vezes superior ao Saturn VI, nave responsável por levar os astronautas à lua.
"Regresso ao futuro"
O projecto apresentado agora pela NASA vai assentar num modelo muito mais próximo do que se verificava nas missões Apolo à Lua,.
Assim sendo, o Space Launch System vai distinguir-se do Space Shuttle por ser mais dependente de combustível líquido, ao invés do seu antecessor, cuja potência assentava, sobretudo, em dois gigantes propulsores.
"É o regresso ao futuro, com uma tecnologia líquida de confiança", afirmou Scott Hubbard, professor da Universidade de Stanford que investigou a explosão do Space Shuttle Columbia em 2003.
Dificuldades económicas
Os valores do projecto vão ser muito elevados, com os analistas da NASA a preverem que o Space Launch System custe cerca de 18 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos.
Um valor que, fontes da administração da Agência Espacial Norte-Americana, afirmam poder ascender ao dobro, por só incluir a construção do primeiro foguetão de teste até 2017.
Devido aos recentes cortes aplicados pelo Senado norte-americano ao financiamento da exploração espacial, a NASA está a planear formas de poupar dinheiro e tornar o desenvolvimento do projecto mais eficiente.
Um dos métodos que a NASA está a estudar para conseguir mais fundos para o projecto é "alugar" espaços do foguetão a companhias privadas, como se de um táxi gigante se tratasse, para transportar passageiros para a Estação Espacial Internacional. O dinheiro seria depois utilizado para financiar as viagens para além da Lua.
Novos tempos para a Agência Espacial Norte-Americana.
Tiago Oliveira (www.expresso.pt)
11:30 Domingo, 18 de Setembro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe um comentário se achar interessante...